sábado, 11 de junho de 2011

Nos posts seguintes abordaremos vários exemplos do emprego de microorganismos na industria e na biotecnologia e para isso é necessario saber alguns conceitos, como: 

  • Enzimas de restrição;
  • DNA ligase;
  • DNA recombinante.


Enzimas de restrição são enzimas que cortam a molécula de DNA através do reconhecimento de seqüências nucleotídicas específicas.


DNA ligase é a enzima que une os fragmentos de DNA. É utilizada na biotecnologia para “colar” fragmentos de DNA de interesse.
DNA recombinante  é uma seqüência de DNA artificial que resulta da combinação de diferentes seqüências de DNAs.




A seguir, um exemplo da obtenção do DNA recombinante:
  1. Os pesquisadores querem estudar um gene humano que produz uma proteína que não se sabe a função.
  2. Os pesquisadores “recortam” (utilizando enzimas de restrição), do DNA humano, o gene de interesse.
  3. Esse fragmento de DNA contendo o gene é multiplicado por PCR para obtermos várias cópias do mesmo fragmento (ou da mesma informação).
  4. A mesma enzima que clivou o gene do DNA humano é utilizada para clivar o plasmídio bacteriano. Lembre-se que o fragmento de DNA, ao ser clivado, gera pontas adesivas que são complementares ao plasmídio se este for clivado com a mesma enzima.
  5. A seguir o plasmídio clivado é misturado com os fragmentos de DNA (contendo o gene) e uma enzima chamada ligase “cola” os fragmentos ao plasmídio, produzindo o chamado DNA recombinante. Isso feito, o DNA recombinante é introduzido em uma bactéria hospedeira.
  6. bactéria hospedeira é colocada em um meio nutritivo seletivo, apenas aquelas que possuem o DNA recombinante crescem, formando colônias. Após muitas gerações de bactérias, o produto da expressão dos genes, as proteínas humanas, são purificadas das bactérias (são separadas das proteínas das bactérias).


Esse método produz uma grande quantidade de proteínas humanas possibilitando assim, seu estudo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário