quinta-feira, 16 de junho de 2011

Microorganismos e Aminoácidos

Os aminoácidos usados em diversos produtos são fabricados principalmente pelo possesso de fermentação, utilizando materiais de origem naturais da mesma forma que o iogurte, a cerveja, o vinagre, etc.
O método de fermentação para a produção de aminoácidos é um processo pelo qual os microorganismos convertem os nutrientes em vários componentes vitais necessários para eles próprios. Com o método de fermentação, matérias-primas como a glicose são adicionadas ao meio de cultura do microorganismo, permitindo que os microorganismos proliferados produzam aminoácidos. As enzimas desempenham um papel importante nesta etapa. As enzimas, que são proteínas que catalisam as reações químicas no corpo vivo, são indispensáveis para degradação e síntese das substâncias. 

Processo de produção

Para produção de aminoácidos com uso de microorganismos, é importante descobrir um microorganismo com alto potencial para produção de aminoácidos. 
Após a seleção de um microorganismo adequado para o método de fermentação, é necessário aumentar seu potencial, isto é, conduzir aperfeiçoamentos para aproveitar todo o potencial deste microorganismo. 
Eles possuem um mecanismo de controle das quantidades e qualidades de enzimas, para produção de aminoácidos somente nas quantidades necessárias. Portanto, é necessário liberar este mecanismo de controle para fabricação do aminoácido alvo em grandes quantidades.
A produção de um aminoácido depende das quantidades e qualidades das enzimas. Há aumento na produção se as enzimas envolvidas na produção do aminoácido alvo estiverem presentes em grandes quantidades sob condições adequadas para suas atividades. Suponha que um microorganismo tenha um caminho metabólico A  (a)   (b) C  (c)  D (onde: a, b, e c são enzimas). Para produzir somente o aminoácido C em grandes quantidades, será necessário somente aumentar as ações das enzimas (a) e (b) e eliminar a ação da enzima (c). As linhagens são melhoradas com a aplicação de várias técnicas que possibilitam este processo. O tanque de fermentação é abastecido com xaropes/açúcares derivados da cana de açúcar, milho e mandioca. Em seguida os processos para fermentação são ajustados, visando perfeitas condições na mistura, fornecimento de ar, temperatura e pH. O resultado final será somente o aminoácido alvo, obtido deste caldo fermentado de alta pureza.



Microorganismos na Indústria Farmacêutica


A microbiologia farmacêutica moderna foi desenvolvida após a Segunda Guerra Mundial, com a introdução da produção de antibióticos.
Antibiótico é uma substância que tem capacidade de interagir com microorganimos  que causam infecções no organismo. Os antibióticos interagem com estes microorganismos, matando-os ou inibindo seu metabolismo e/ou sua reprodução, permitindo ao sistema imunológico combatê-los com mais facilidade.
Os antibióticos não atuam apenas em bactérias, mas também em fungos, por exemplo, ele pode ser bactericida quando tem efeito letal sobre a bactéria ou bacteriostático, se apenas interrompe sua reprodução ou inibe seu metabolismo.
As primeiras substâncias descobertas eram produzidas por fungos, como a penicilina. Atualmente, são sintetizadas ou alteradas em laboratórios farmacêuticos e têm a capacidade de impedir ou dificultar a manutenção de um certo grupo de células vivas.

Penicilina

Foi o primeiro antibiótico identificado pelo homem. É um antibiótico natural e derivado de um fungo, o bolor de pão Penicillium chrysogenum. Foi descoberta em 15 de setembro de 1928 e está disponível como fármaco desde 1941, sendo o primeiro antibiótico usado com sucesso.
Há dois tipos principais de penicilina:
  • A Penicilina G, foi a descoberta primeiro e é geralmente injetável, ainda que existam formas bucais para tratamento dental. Ela é mal absorvida a partir do intestino por isso a via oral não é utilizada.
  • A Penicilina V é geralmente administrada por via oral e é absorvida para o sangue ao nível intestinal.

Existem muitos antibióticos derivados por métodos químicos industriais da penicilina, constituindo as penicilinas semi-sintéticas:
  • Amoxicilina, Ampicilina e Pivampicilina têm maior especto de ação, e são eficazes contra mais tipos de organismos.
  • Flucloxacilina é mais resistente à beta-lactamase (uma penicilinase).
  • Carbenacilina, Aziocilina, Ticarcilina são eficazes contra espécies de Pseudomonas, especialmente a P.aeruginosa, que são importantes patogénios do meio hospitalar.